segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por uma vida mais feliz


A todo tempo estamos buscando uma vida mais feliz. Sofremos na busca de nossos sonhos e objetivos. Aqueles que pensam em morrer, são os que mais desejam viver. Nos atropelamos em nossos traumas, neuras e por muitas vezes, entramos em um estado onde passamos a não enxergar mais a vida. Tudo fica cinza e fica parecendo complicado.
Como psicóloga, acompanho a caminhada de muitas pessoas por uma vida mais feliz. Também vejo a mesma busca em minhas amizades, e em todas as pessoas que conheço. A rotina, endurece os dias. O medo, afasta as possibilidades. As metas incoerentes, trazem desilusão. A baixa auto-estima, nos expõe a perigos. De tudo isso, ainda escolho uma das faces da rotina como nosso maior mal: querer tornar tudo menor, científico, técnico, querer ter todas as certezas, viver de seriedades.
Por uma vida mais feliz, convido a todos para realizarmos a contemplação da beleza. Da "poesia que torna mais valiosa a vida". Devemos procurar buscar em nossos sentimentos, atitudes, enfim, no nosso respirar e viver, aquele sentido que transcende o óbvio. Em todos nós, existe a arte, o amor, dias de sol, sorrisos, árvores floridas, músicas, imagens de felicidade.
Talvez esteja sendo muito teórica e você não esteja entendendo o que estou falando (ou não, como já diria Caetano Veloso). Mas... temos que achar um sentido na vida por uma vida mais feliz... e este sempre está naquilo que é mais surpreendente.

Gostamos de um filme pois vemos cor, música, intensidade, aventura e paixão nas histórias contadas na telinha e esquecemos que a vida também pode ser assim. Chorando ou sorrindo, devemos prosseguir a busca. Como já diz a música da Ana Carolina, "minha procura por si só, já era o que eu queria achar".

Hoje eu convido todos vocês a encontrarem a sua procura, a sua busca e enfeitá-la com flores, com coisas belas... para que seus passos tenham a marca da felicidade. A felicidade não é algo concreto, é a nossa luta diária. Valorize suas vitórias e também as suas derrotas. Que as suas cicatrizes possam ser mais marcas de vida do que lembranças de uma quase morte.

Sorria e lute.
"A vida é luta renhida/ Viver é lutar/ A vida é combate/ Que aos fracos abate/ AOS FORTES, AOS BRAVOS, SÓ PODE EXALTAR!" - Gonçalves Dias.
Amo minha vida, minhas complicações, minhas amarguras, a minha doçura, a caminhada e a busca. Agradeço meus amigos por sempre estarem comigo. Agradeço meu Eros que tudo liga e faz com que os dias tenham sol.
Feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário